DE 29 DE AGOSTO A  5 DE OUTUBRO.

INSCREVA-SE, as vagas são limitadas!

A participação no SUSTENTALKS é gratuita para os visitantes da Mostra. Para a participação em várias conversas, adquira um Ingresso Passaporte.

LOCAL: Serviço de Saúde Dr. CÂNDIDO FERREIRA – Rua Helena Fabrini, s/n (próximo ao 118) – Distrito de Sousas – Campinas/SP

CONVERSAS SOBRE SUSTENTABILIDADE
PARA provocar, conscientizar, educar e aflorar o HUMANO que há em cada um de nós, SERES!

quarta-feira

26

setembro

quarta-feira

03

outubro

quarta-feira

19

setembro

quarta-feira

12

setembro

quarta-feira

05

setembro

quinta-feira

30

agosto

quinta-feira

27

setembro

quinta-feira

04

outubro

quinta-feira

20

setembro

sexta-feira

21

setembro

quinta-feira

06

setembro

sexta-feira

31

agosto

sexta-feira

28

setembro

sexta-feira

05

outubro

sexta-feira

14

setembro

18h – Gerson Castelo Branco

A CONSTRUÇÃO DE UM ARQUITETO SUSTENTÁVEL

18h – Sergio Zobaran

DECORAÇÃO MIX&MATCH

18h – André Pinotti e Patricia Fernandes

O PAPEL SOCIAL DO ARQUITETO E DESIGNER

18h – Ricardo Cardim

FLORESTA DE BOLSO

18h – Roberto Negrete

DESIGN SUSTENTÁVEL

18h – Rogério Menezes, Aline Grangheli e Josué Suzuki (interlocutor)

IPTU VERDE

18h – Chefe Ueliton Amaral

ESTAÇÃO MARUPIARA

Jabuticaba " Zero Waste"

18h – Chefe Ismael Anjo dos Santos

FOGÃO MINEIRO

Resgate de receitas originais produzidas nas fazendas do interior

18h – Chefe Ricardo Barreira

VILA PARAÍSO

Alimentos que seriam resíduos se tornam matéria-prima para outros pratos

CONHEÇA OS PALESTRANTES!

18h – Chefe Marcelino Pissolato

MARCELINO

Evolução dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio com o polo gastronômico da região

18h – PanoSocial: Gerfried Gaulhofer e Natacha Lopes

EMPREENDEDORISMO SOCIAL

18h – Chefe Daniel Padovani

ASSIM, ASSIM E ASSADO

Caso à meia-noite seu sonho vire ABÓBORA… relaxe, daremos um jeito!

18h – Paulo de Tarso

FOGE O IMPLACÁVEL TEMPO

18h – Patrícia O'Reilly

CASE DE SUSTENTABILIDADE IMPLANTADO

18h – Regina Migliori

INTELIGÊNCIA ÉTICA

18h – FERNANDA SIMON

FASHION REVOLUTION

GERSON CASTELO BRANCO

Nascido em Parnaíba, no Piauí, arquiteto e designer autodidata, conhecido mundialmente e apontado como um dos 40 arquitetos mais influentes do Brasil por Oscar Niemeyer. Com diversos prêmios e publicações em veículos nacionais e internacionais, seu trabalho já apareceu em novelas e minisséries da Rede Globo e um episódio do programa Casa Brasileira, da GNT, foi todo dedicado à sua obra. O uso de materiais exóticos em plena sintonia com a natureza é justamente o que torna seu trabalho diferenciado e amplamente reconhecido, valendo – inclusive – uma comparação às criações de Frank Lloyd Wright, pela revista norte-americana Architectural Digest.

 

CHEFE: UELITON AMARAL

Campineiro, apaixonado por gastronomia, é cria da casa. Descoberto pela chef Vivi Moraes, o talento foi sendo lapidado ao longo dos anos e hoje, ao lado do time do Estação Marupiara, ele dá vida às criações clássicas do restaurante, sempre buscando ingredientes nacionais e valorizando os produtores locais.

Sobre o tema: Para ressaltar as raízes brasileiras, elegemos um fruto nacional. O Estação Marupiara apresentará em um menu criativo a versatilidade de uma fruta genuinamente brasileira com 100% de aproveitamento em diferentes criações.

 

PAULO DE TARSO COUTINHO VIANA DE SOUZA

Arquiteto, designer gráfico e artista plástico. Iniciou sua carreira nos anos 1970, participou em duas edições da Bienal Nacional de São Paulo, duas edições do Salão Nacional de Artes Plásticas no Rio de Janeiro e duas edições do Salão de Humor de Piracicaba. Recebeu o prêmio If Design Award 2006 na área de embalagem e rótulos e publicado em diversas publicações nacionais e internacionais (Grafuck, Bastard Magazine, The Corner). Desenvolve projetos culturais tais como "Cinema na Mesa" e "Cinereflex".

 

ROGÉRIO MENEZES

Secretário Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas – Ambientalista, graduou-se em Oceanografia e é Mestre em Ciências/Ecologia pela FURG. Foi secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Marília e Secretário do Meio Ambiente de Diadema; vice-presidente do Comitê de Bacias Aguapeí-Peixe; Coordenador de Recursos Hídricos e Secretário Adjunto da Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Estado de São Paulo; e coordenador-adjunto do Fórum Nacional de Comitês de Bacias. É presidente nacional eleito da Anamma, associação que reúne os gestores ambientais dos municípios.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CHEFE DANIEL PADOVANI

Sócio proprietário do restaurante Assim Assim & ASSADO. Formado em alimentos trabalhou nos anos 90 iniciando sua carreira no serviço de alimentação e nutrição do hospital Cândido Ferreira  .Posteriormente trabalhou e gerenciou estabelecimentos de gastronomia internacional .A 10 anos abriu em sociedade com o empresário Fabiano Frata  seu próprio restaurante unindo conceitos e sabores adquiridos nesses 30 anos de carreira . Foi mentor em 1993 do curso de manipulador de alimentos aplicados como cursos obrigatórios na rede pública.

Tema: Caso a meia noite seu sonho vire ABÓBORA… relaxe, daremos um jeito! Um dos alimentos mais tradicionais e saborosos da culinária brasileira e suas receitas, com 100% de aproveitamento e sabor

 

BELL MACHADO

Graduada em Filosofia /Unicamp, com Mestrado em Multimeios, no IA / Unicamp: “Audiodescrição (AD) – uma possibilidade de educação visual da pessoa com deficiência visual para o cinema”. É professora de história do cinema e audiodescritora, (recurso de acessibilidade comunicacional para pessoas com deficiência visual). Sua incursão na área da audiodescrição ocorreu em 1999 no Centro Cultural Braille de Campinas, o que a torna pioneira no Brasil, quando começa a exibir filmes e debater textos filosóficos sobre as metáforas óticas para os usuários do CCLB. DE 2013 a 2016, foi coordenadora de projetos de inclusão cultural na Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Campinas. É professora, em Universidades e faculdades, em cursos de formação em audiodescrição. Diretora na Empresa QUESST CONSULTORIA, onde organiza Mostras de cinema com acessibilidade, roteiros de AD em cinema, teatro e museus e palestras e cursos sobre inclusão. Articulista em diversos livros e revistas: Educação e cultura audiovisual:ressonâncias, Filosofia no projeto de inclusão social, A Linguagem cinematográfica na audiodescrição, O olhar expandido e a moda – uma necessidade do homem corporificar suas possibilidades do ver, AD no cinema –a imagem pela palavra(SESC TV). Entrevistada nos documentários: Escute-sobre cegueira e cinema(Manuela Meyer), e Todos (Marilaine Costa).

 

ROBERTO NEGRETE

Nascido em Buenos Aires, mudou-se para São Paulo aos 23 anos, quando começou seu trabalho na área de Design de Interiores no escritório de Clarisse Reade e Antônio Henrique de Noronha. Desde 1988 dedicado à sua própria empresa, executou projetos nos EUA, Argentina, Suíça e diversas cidades Brasil afora, muitos dos quais publicados em revistas especializadas. Vencedor de diversos prêmios, dentre os quais o Prêmio IAB da Bienal de Arquitetura em 1999, participou da diretoria da International Federation of Interior Architects/Designers) e foi presidente e conselheiro da Associação Brasileira de Designers de Interiores.

 

FERNANDA SIMON

É coordenadora do Fashion Revolution Brasil e consultora de moda sustentável. Após cursar Desenho de Moda na Faculdade Santa Marcelina foi para Londres, se especializou na área de moda sustentável trabalhando com pesquisas, vendas e consultoria. De volta ao Brasil representa o movimento global Fashion Revolution, participa e organiza diversos eventos, palestras e debates. Fernanda tem fortes ideologias, acredita que o planeta passa por um momento crucial de mudanças e que a moda é um importante agente de transformação.

 

RICARDO CARDIM

Botânico, Mestre em Botânica pela Universidade de São Paulo (USP). Com um trabalho inovador em áreas verdes, resgatando a natureza original através de projetos e implantação de Paisagismo Sustentável em diferentes escalas. Suas pesquisas resultaram na criação das primeiras reservas públicas naturais de Cerrado da cidade de SP (33.090 m²), sendo indicado "Empreendedor de Futuro" pela Folha de São Paulo e Fundação Schwab (Suiça) e condecorado com a Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo pela Câmara Municipal. Responsável desde 2011 pelo curso de Paisagismo Sustentável do GBC Brasil e consultor desde 2013 da Rede Globo São Paulo como “Dr. Árvore”. De 2011 a 2017 foi colunista semanal de Meio Ambiente na Rádio Estadão. Escreve o Blog “Árvores de São Paulo”, com mais de 4 milhões de acessos. Foi Curador nas exposições de longa duração do Museu da Casa Brasileira “A Casa e a Cidade” em 2014 e  “Remanescentes da Mata Atlântica & Acervo MCB” em 2017. Com o objetivo de resgatar os biomas nativos dentro da escala urbana, criou a técnica "Floresta de Bolso®", aplicada em áreas públicas e privadas com a participação da comunidade em mutirão e apoiada por empresas e poder público. O artigo científico resultado da sua dissertação de mestrado no International Journal of Biometeorology foi citado pela revista Nature em 2017.

 

CHEFE MARCELINO PISSOLATO

Marcelino está a 30 anos no sub-distrito de Joaquim Egídio, em um antigo casarão na rua principal, com o Bar do Marcelino. Já ganhou prêmios da Veja Comer & Beber como melhor comida regional brasileira. Entre os destaques do cardápio está a pimenta dedo de moça recheada com carne moída e empanada com doritos. É tradição na região, sentar no "bar do caixote" (popularmente conhecido) e tomar uma gelada.

 

GERFRIED GAULHOFER e NATACHA LOPES

A Panosocial é um negócio social que desenvolve, confecciona e comercializa em varejo e atacado; roupas, acessórios, uniformes e produtos customizados utilizando matérias-primas ecológicas e processos produtivos sustentáveis, para grife própria, outras marcas e instituições. Promove a ressocialização de ex-detentos capacitando e empregando em sua rede de produção.

O movimento Panosocial propõe poupar recursos naturais, gerar trabalho digno, diminuir a reincidência criminal e contribuir para a paz social.

As principais matérias-primas são: 100% algodão orgânico, tecidos reciclados, tintas naturais e outras de baixo impacto.

Gerfried Gaulhofer, austríaco, formado em desenho industrial pela universidade FH Joanneum em Graz Áustria. Deste 2002 vive em São Paulo onde trabalhou como designer e diretor de arte. Em 2014 fundou a PanoSocial, um negocio social que procura mostrar caminhos alternativos para uma sociedade mais justa e pacifica.

Natacha Lopes é Brasileira e produtora executiva de moda. Trabalhou para campanhas de grandes marcas e editorial das principais revistas. Hoje empresta seus talentos para a Panosocial e com Gerfried Gaulhofer, sócio fundador da empresa, encabeçam um negocio social que beneficia uma moda mais justa, limpa, ética e inspiradora.

 

SERGIO ZOBARAN

Formado em Comunicação Social e atua como jornalista, editor e curador de exposições de design.

Santista criado no Rio, vive em São Paulo desde 2004, é colunista da revista do Shopping D&D e colaborador das revistas Casa Vogue e Ela / O Globo.

Autor de livros de comunicação e decoração, Zobaran fará o seu début como expositor na Mostra+Sustentável 2018.

 

CHEFE ISMAEL ANJOS DIA SANTOS

Ismael Anjos Dia Santos, 29 anos, nascido em Aracaju - Sergipe , iniciou seu trabalho aos 12 anos cozinhando em embarcações de pescadores em alto mar. Seu primeiro contato com a cozinha profissional aconteceu aos 20 anos como auxiliar de cozinha em um restaurante em São Paulo, onde teve oportunidade de fazer diversos cursos de gastronomia e se tornou Chef de cozinha. Em 2018 participou do programa da Ana Maria Braga, na Rede Globo, no quadro Fecha a Conta e ficou em 3º lugar. Atualmente Ismael é responsável pela gastronomia do Fogão Mineiro, unidade Sousas.

 

PATRICIA O’REILLY

Arquiteta e urbanista, graduada pela Universidade Belas Artes, São Paulo. Pós graduada em Ecologia da Paisagem pela FundaciòVS, Barcelona, Espanha. ​​Mestre em Arquitetura e Meio Ambiente: Integração das Energias renováveis na Arquitetura pela Universitat Politècnica de Catalunya, Barcelona, Espanha.

Membro fundadora do Sustainable Reference no Brasil, Ibero-American Broadcasting Company, consultoria e estudos de arquitetura sustentável, e sócia do Atelier O’Reilly Architecture & Partners com sede em São Paulo. Brasil.

 

ANDRÉ PINOTTI

Arquiteto urbanista, com especialização e aperfeiçoamento pela Universidade de Roma La Sapienza, master em arquitetura e urbanismo pela Universidade Politécnica da Catalunha e mestrado pela FAU – USP. Estagiou no escritório Paulo Mendes da Rocha e trabalhou como arquiteto urbanista no escritório Alessandrini-Puppillo, em Roma. Trabalha em seu escritório próprio desde 1999. Criou, implantou e coordenou os seguintes cursos: graduação de Arquitetura e Urbanismo, Educação Artística, Design e Moda da Uni FMU e FAAM; graduação em Design da FACAMP; pós-graduação em Design de Interiores, Design de Interfaces e Styling de Moda, da Metrocamp. É professor do curso de graduação em design e coordenador de dois cursos de Pós graduação na FACAMP e professor de pós graduação em design no SENAC.

 

PATRÍCIA FERNANDES

Lighting Designer, Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em SP, na área de iluminação artificial, eficiência energética e conforto lumínico. Especialista em iluminação e design de interiores, é docente na Pós Graduação IPOG Instituto de Pós Graduação e Diretora ABD Campinas

 

CHEFE RICARDO BARREIRA

Admirador da cozinha clássica, Ricardo é chef e proprietário do Restaurante Vila Paraíso e da Padoca do Vila, ambos em Joaquim Egídio.À frente da cozinha da casa há mais de 8 anos, Barreirinha, aperfeiçoou o menu que era sugerido pelo seu pai, Fernando Barreira, e trouxe mais personalidade ao cardápio que hoje conta com pães de fermentação natural, massas artesanais e molhos caseiros . Ricardo é formado pela escola do Chef Laurent Suaudeau e seu trabalho valoriza as técnicas clássicas da cozinha.

 

REGINA MIGLIORI

Consultora de cultura de paz da UNESCO, membro do Instituto de Estudos do Futuro, da Rede-Paz, e do Núcleo de Estudos do Futuro da PUC-SP; foi criadora e coordenadora do MBA em Valores, Cultura de Paz e Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, além de parceira em programas de pós-graduação em outras instituições; é autora de livros e CD-Rom. Foi convidada como professora visitante, além de ser "case" internacional, na Universidade de Toronto.

 

 

 

 

 

sexta-feira

07

setembro

18h – Bell Machado

INCLUSÃO SOCIAL E CULTURAL PELA ARTE

17h – Bate-papo Acqualimp

17h – Bate-papo com Leandro Farchi

17h – Bate-papo Neoenergia

17h – Bate-papo Convidros

17h – Bate-papo Sulvicor

quarta-feira

29

agosto